sexta-feira, 4 de junho de 2010

Heróis...

É vergonhoso, não é mesmo? Estou há muito tempo sem postar aqui... Mas enfim, muita coisa tem acontecido. E há algum tempo tenho me sentido impelido a escrever de novo. Comigo o “fenômeno” da escrita se passa assim: a idéia surge em minha mente até fervilhar e então tenho a necessidade de por no papel (ou no blog) para acalmar minha mente. Porém, tenho deixado de alimentar minhas idéias até fervilharem, finjo que não as tenho e deixo passarem. Como hoje estou acamado, me permiti não ignorar minhas idéias. E a idéia do meu post de hoje começou após zapear canais e parar no filme do homem aranha 2. E toda vez que o vejo, fico com os olhos cheios de lágrimas, quando a tia May fala ao Peter sobre heróis. Reproduzo abaixo a sua fala:
“Deus sabe crianças como Henry precisam de um herói. Pessoas que se sacrificam pelo próximo, dando um exemplo pra nós. Todo mundo adora um herói. As pessoas fazem filas para vê-los, para gritar seus nomes. E daqui a uns anos eles contarão como ficaram na chuva durante horas, só pra ver de relance aquele que os ensinou a continuar acreditando. Eu acredito que exista um herói em todos nos que nos mantém honestos, que nos da forças, nos enobrece... E no fim nos permite morrer com orgulho. Ainda que às vezes tenhamos que ser firmes e desistir daquilo que mais queremos. Até de nossos sonhos.”
Lindo, não é verdade? E mais que isso: bem verdadeiro! O mais curioso é que conversava sobre heróis ontem com um amigo, como nosso mundo carece de heróis hoje em dia em nosso país. Questionava o que aconteceu com nossa gente, aonde foi parar sua garra e vontade de lutar? Quantos derramaram seu sangue ao lutar contra a ditadura? Quantos expuseram sua cara na rua para depor o presidente Collor na década de 90? E hoje em dia? Onde estão nossos heróis? Um jogador de futebol? Uma cantora? Que espécie de heróis é essa?! Para onde caminha nosso mundo?
Mas após ver essa frase da tia May, percebi que existem sim heróis, porém, anônimos. Que no silêncio do seu dia-a-dia derramam suor, lágrimas e até sangue pelo bem de outros. Que eclipsam suas vidas para que outros a tenham. Conheço pessoas assim, pessoas próximas, e tenho orgulho de chamá-las de “amigo”, de “mãe”, de “avó”, de “pai”... Pessoas que lutam de verdade por aquilo que acreditam ser correto e que nos ensinam a continuar acreditando...
Coloco abaixo um vídeo que me encanta e ao mesmo tempo me faz sentir péssimo, pois se há heroísmo em mim, está bem no fundo, mas bem no fundo mesmo! Esse vídeo não é de uma brasileira, mas de uma hispânica mas que traz a mesma história de muitos heróis e anônimos do Brasil.